iOS?

Lembro de quando comprei meu primeiro iPhone, era o modelo 3G e havia sido lançado naquele ano (2008). Eu sempre ouvia falar e lia bastante a respeito, no entanto só havia visto fotos, nunca tinha visto de perto nem tocado em um iPhone. Quando mexi pela primeira vez foi instantâneo, fiquei maravilhado, nunca tinha visto algo do tipo, era a combinação perfeita de software e hardware, um produto único, a fluidez da interface, o design do SO, as animações, era tudo muito lindo, amigável e funcionava perfeitamente. A experiência ao utilizar era agradável, confortante, não era como os outros devices, você sentia prazer ao utilizá-lo. Desde então tenho iPhone, no entanto, fiquei profundamente decepcionado com o iOS7.

O iPhone não é o que ele é hoje por ter um hardware fodão e todo mundo sabe disso, logo logo vai ter galaxy competindo com servidores por aí. Mas a questão não é e nunca foi essa. Quem compra um iPhone não quer 30 núcleos, 142gb ram ou 3 nvidia quadro dentro do aparelho. Não. Quando você compra um iPhone você quer a melhor experiência ao utilizar um smartphone, um conjunto harmonioso de hardware, software e design que proporciona uma sensação única ao utilizar, que não da pau, não trava, enfim, simplesmente funciona. E ao meu ver, o iOS como um todo (app store, so e etc…) leva grande parte do crédito por esse sucesso.

Estou utilizando o iOS 7 desde segunda-feira (10/06/2013), baixei e instalei o beta logo após o lançamento e toda vez que vejo os novos ícones tenho vontade de chorar. É horrível! Não existe harmonia, o design é exagerado, as cores são gritantes, é de muito mau gosto mesmo. Não existe mais o prazer em usar, não é agradável, não é bonito, pelo contrário, é feio, desconfortante e medonho. Eu não entendo muito sobre design, mas perguntei pra alguns designers e eles não souberam me responder muito bem. Eu até entendo que o “skeumorphism” já estava virando a comic sans do design de interfaces e o iOS precisava mesmo de um redesign, mas ainda não consegui entender o que eles fizeram.

O sistema operacional continua o mesmo iOS funcional de sempre, mesmo feio, ainda acredito que seja o melhor S.O. móvel (sim, eu tenho um android aqui pra poder falar isso), e algumas funcionalidades e até alguns redesigns ficaram bem legais. O efeito paralaxe, alguns componentes (botões e outros) também ficaram bonitos, o app do tempo, calendário e o control panel ficaram bem bacanas mas não existe mais “melhor experiência”, não provoca sensações agradáveis, ficou normal.

Quando o Jobs faleceu achei que a Apple continuaria a mesma, afinal, impossível que uma empresa desse porte dependesse exclusivamente de uma pessoa. Mas agora estou realmente em dúvida com o caminho que estão seguindo. Segunda-feira a Apple deixou oficialmente de inovar.

Achei que esse dia nunca fosse chegar, mas talvez seja hora de deixar o iOS.

Não vou nem comentar sobre o Mac Pro.

Aproveitando o embalo, também fiz a minha versão do iOS 7.
Sem gradientes e sem muitas sombras (apenas nos ícones), busquei de fato um design flat e minimalista. Como disse anteriormente, não sou designer mas até que não ficou tão feio. :D

Comparação



O post foi útil pra você ? está com dúvidas ? quer bater um papo ?

Siga-me no twitter: @renatopeterman

2 ideias sobre “iOS?

  1. Cara já mandou o currículo para a Apple, ícones matou a pau kkkkkk, então eu estou testando também desde a keynote porem até que a achei menos gritante a feiura dos botões utilizando de quando eu havia visto, mas é que são feios são, as funções e painéis eu gostei, principalmente pela função de bloqueio, foi muito bem vinda!!

    • hahahah, coitado de mim.
      Pois é cara, concordo com você, no iPhone parece que ficou um pouco melhor do que nas fotos, mas mesmo assim os ícones continuam feios. rs
      Também gostei das funções, já estava na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>